MP recebe denúncia contra prefeita de Pirajuí por suposta manipulação de documentos

A denúncia foi feita ao Ministério Público e Polícia Civil

Hiltonei Fernando

MP recebe denúncia contra prefeita de Pirajuí por suposta manipulação de documentos
A denúncia foi feita ao Ministério Público e Polícia Civil
foto: redes sociais

A prefeita de Pirajuí-SP, Rosalina Sônia Dos Santos, foi denunciada por suposta manipulação de documentos, com envolvimento de cargos de confiança e de terceiros sem vínculo formal com a prefeitura. O Ministério Público (MP) investiga as acusações que podem resultar em crime de violação de sigilo.

O MP apura a denúncia de manipulação de documentos sigilosos da prefeitura, que teriam desaparecido após a chefe do executivo, juntamente com aliados, retirarem um armário com processos da sala de comissão e levar para o gabinete da prefeita. 

Um boletim de ocorrência foi feito e, nele, consta que a prefeita, junto com alguns membros da administração e pessoas próximas, que não ocupam cargos oficiais na prefeitura, teriam entrado, sem autorização, na sala da comissão responsável pela apuração de processos internos. Durante o acesso, o armário foi retirado do local e levado até o gabinete da prefeita.

Dentro do armário, estão processos da exoneração de um funcionário público e de sindicância, instaurados para apurar possíveis irregularidades. Além de tomar documentos sigilosos sem a devida autorização, a prefeita teria permitido que terceiros, sem vínculo formal com a prefeitura, também tivessem acesso aos arquivos internos da comissão de apuração, comprometendo a segurança e a integridade das informações. 

A ação levantou questionamentos sobre a transparência e a legalidade dos processos administrativos conduzidos pela administração municipal. A denúncia está sendo apurada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Ao BandMulti, a assessoria da prefeita alegou que ela não estava sabendo da denúncia. Uma nota deve ser enviada.