O sonho virou realidade. O Noroeste carimbou o passaporte à Série A1, a elite do Paulistão, após vencer a Portuguesa Santista no domingo (7), nos pênaltis, depois de um empate de 1 a 1 no tempo normal, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos.
Não faltou emoção em quase 100 minutos e o clube de Bauru voltou ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Os gols no tempo normal foram marcados pelo camisa 7 Pedro Felipe do Noroeste e camisa 14 Vavá da Portuguesa Santista.
MARCA PESSOAL
O técnico Moises Egert escreveu novamente o seu nome nas páginas de conquistas do clube de Bauru. Hoje ele também comemora o seu 5.º acesso particular, em estaduais. No seu currículo, além deste feito com o Noroeste, o objetivo foi alcançado duas vezes com o XV de Piracicaba (2010 e 2011 (com título)), Mirassol (2016) e com o Barra-SC (invicto, em 2021).
Além do título da A2 com o XV em 2011, ele também foi campeão da Copa Paulista com o Noroeste em 2012 e com o Linense em 2015.
GRUPO DIRETIVO
É o segundo acesso do Norusca conquistado pela atual administração, presidida por Emílio Brumati e Reinaldo Mandaliti. O acesso anterior foi há apenas dois anos, da Série A3 para a A2, com direito a título. Fora das quatro linhas, integraram também o grupo diretivo nestes últimos anos Leandro Palma “Lelê”, Rodrigo Gomes “Mosca”, Estevan Pegoraro e Toninho Gimenez.
Em 2015, os mesmos dirigentes já haviam subido o time da Série B, então 4.ª Divisão do estadual, para a Série A3.
DESDE 2010
A última vez que a Maquininha Vermelha havia conquistado o Acesso da A2 foi em 24 de abril de 2010, ano do seu Centenário. Na oportunidade, o triunfo, a exemplo deste domingo, também ocorreu longe de Bauru, em São José dos Campos.
Apenas um jogador defendeu o Noroeste nos acessos de 2010 e 2024, o atacante bauruense Leléco.
“VOLTA POR CIMA”
Muitos torcedores noroestinos, os mais pessimistas, haviam desacreditado do acesso após a turbulência da goleada sofrida na reta final da primeira fase, contra o XV, em Piracicaba. Isso ficou evidente em centenas de comentários nas redes sociais. Depois daquele jogo, o grupo se fortaleceu mentalmente e deixou tudo dentro de campo nas partidas seguintes. Depois da classificação suada da última rodada, na 8.ª colocação, o Alvirrubro pegou o “favoritaço” São Bento e eliminou o time em Sorocaba. Diante da Briosa, “vingou” a eliminação que sofreu nos pênaltis das quartas de final da Copa Paulista de 2023.
QUE VENHA O HEPTA
O Noroeste volta para Bauru em festa, aguardado pela sua torcida, e terá o congresso técnico da final nesta segunda-feira (8), às 14h, para a definição de datas e horários da disputa do título contra o Velo Clube.
A Locomotiva Vermelha irá em busca do seu Heptacampeonato Paulista. O Norusca foi campeão estadual em 1943 (Série A2), em 1953 (Série A2), 1970 (Série A2), 1984 (Série A2), 1995 (Série A3) e 2022 (Série A3). A galeria de troféus também é encorpada pelo título de Campeão do Interior Série A1 de 2006 e o Bicampeonato da Copa Paulista (2005 e 2012).
Informação: Ascom/Noroeste