Noroeste empata com o Velo Clube e é vice-campeão da Série A2 do Paulista

Alvirrubro saiu de campo aplaudido pela torcida

Por Hiltonei Fernando

Noroeste empata com o Velo Clube e é vice-campeão da Série A2 do Paulista
Alvirrubro saiu de campo aplaudido pela torcida
foto: Bruno Freitas/Noroeste

A taça que virá na mala para Bauru é da cor prata, mas ela também coroa um campeonato de sucesso do Noroeste. O Norusca não conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida, em Bauru (0 a 1), e foi vice-campeão da Série A2 do Campeonato Paulista 2024 em duelo diante do Velo Clube, com empate de 1 a 1 para o time de Rio Claro, neste sábado (13), no Estádio Benitão com mais de 5 mil pagantes.

Julio Vaz, de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio com 1 minuto e meio de jogo, fez o gol do Galo. O meia noroestino Isael empatou na segunda etapa. O Noroeste dominou o segundo tempo, teve diversas chances de gol, mas a bola não entrou.

A equipe rubro-verde precisava apenas de um empate, enquanto o Alvirrubro necessitava obrigatoriamente de um gol para levar a decisão aos pênaltis, ou então, dois tentos de diferença para ser campeão no tempo regulamentar.

Depois do apito final, jogadores, comissão técnica e diretoria destacaram que o time lutou pelo título, mas o acesso, como todos já sabiam era o mais importante. A torcida reconheceu e aplaudiu o time após o apito final.

Foi, inclusive, um campeonato de superação. A desconfiança (do seu torcedor) na classificação se tornou glória com o retorno à Elite do estadual. E essa foi justamente a tônica do Noroeste até a seminal e a partida do acesso desta Série A2, onde o clube cresceu no momento certo da competição.

7º E 8º SUBIRAM

Tanto o Norusca, 8º colocado na primeira fase, quanto o Velão, 7º colocado, quebraram a narrativa de vários especialistas esportivos da Capital, que não apostaram que ambos os clubes subiriam. Uma marca que será ecoada na Série A2 do ano que vem, além de reafirmar outra vez a popular expressão: “mata-mata é outro campeonato”. E, de fato, foi mesmo.

O último time que classificou em 8º lugar e subiu na Série A2 foi o Santo André, em 2016. E para quem gosta de coincidências, o treinador daquela equipe vitoriosa foi Moises Egert, que em 2024 confirmou seu 5º acesso particular. “O nome do Moises está na história do clube”, reafirmaram hoje os presidentes noroestinos Emílio Brumati e Reinaldo Mandaliti.

DE PARABÉNS

Depois do jogo, Moises Egert parabenizou novamente todo o grupo de jogadores noroestinos, a gestão vitoriosa que ergueu o clube da 4.ª divisão (2015) para a Primeira Divisão do Paulistão, além da torcida. Ele também reconheceu o belo trabalho do técnico Guilherme Alves e do elenco do Galo Vermelho pela final e o acesso à Elite após quase meio século.

FUTURO

Nesta segunda-feira (15), a diretoria faz um balanço dos investimentos necessários (e pesados) para contemplar diversas obras exigidas no CT do clube e no Estádio Alfredo de Castilho, para depois, então, confirmar ou não a presença da equipe na Copa Paulista 2024 (segundo semestre). Uma destas obras do Alvirrubro será de trocar completamente o seu gramado.

Informação: Ascom/Noroeste