
A Secretaria de Saúde de Bauru-SP realizou, na tarde de segunda-feira (31), um mutirão de limpeza e recolhimento de materiais inservíveis na região do Pousada da Esperança, para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Ao todo, foram recolhidas 378 toneladas de materiais, como móveis velhos, sofás, armários, colchões, guarda-roupas, televisores, pneus, fogões, restos de madeira e materiais recicláveis.
O serviço aconteceu no Pousada da Esperança, Vila São Paulo, Nova Bauru e Jardim Ivone. A previsão inicial era de dois dias de trabalho, mas o mutirão foi concluído apenas nesta segunda-feira (31), por conta do elevado volume de materiais, que foram levados para um ponto de transbordo, e posteriormente encaminhados para a destinação correta.
A área foi escolhida devido ao maior índice de casos de dengue, mas é importante que a população de todo o município siga com os cuidados. Os agentes de endemias seguem com vistorias nos imóveis e orientação sobre a importância da prevenção.
A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Informação: Secom Bauru