Mudas de árvores nativas são plantadas às margens do Rio Jaú

Foram plantadas cerca de 30 mudas de várias espécies

Por Hiltonei Fernando

Mudas de árvores nativas são plantadas às margens do Rio Jaú
Foram plantadas cerca de 30 mudas de várias espécies
foto: cedida

Cerca de 30 mudas de árvores foram plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) de Jaú-SP e com participação de estudantes da rede de ensino da cidade, na tarde de terça-feira (20), às margens do Rio Jaú, na região do "kartódromo". 

São árvores de pequeno e médio porte, dentre elas algumas frutíferas. Foram plantadas mudas de Dedaleiro, Graviola, Atemóia, Ipê de Flor Verde, Urucum, Pitanga, Canudo-de-pito, Aroeira-pimenteira, Babosa Branca, Peroba Rosa, Leiteiro, Açoita-cavalo, São João, Eritrina-candelabro e Araçá Amarelo.

O plantio ocorre após limpeza no leito e margens do rio, visando melhorar a fluidez da água e reduzir o risco de enchentes. Pedras, árvores, bancos de areia e outros materiais que obstruíam a passagem da água foram removidos. Também foram retiradas árvores com risco de queda e espécies invasoras como a leucina, exótica e invasora ela impede a germinação de árvores nativas e é considerada uma das 100 piores espécies invasoras do mundo. 

De acordo com o Secretário Giovani Mineti Fabricio, agora foi criado um bosqueamento, com mudas adequadas ao local e plantadas com respeito à distância de 4x5m. Ainda segundo ele, antes da intervenção as árvores estavam muito próximas umas das outras, o que dificultada a fluidez da água e representava risco à segurança.

O plantio programado pela Semeia é importante, pois devolve árvores nativas às margens do nosso grande Rio Jaú.

Informação: Secom Jaú