Cerca de 30 mudas de árvores foram plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) de Jaú-SP e com participação de estudantes da rede de ensino da cidade, na tarde de terça-feira (20), às margens do Rio Jaú, na região do "kartódromo".
São árvores de pequeno e médio porte, dentre elas algumas frutíferas. Foram plantadas mudas de Dedaleiro, Graviola, Atemóia, Ipê de Flor Verde, Urucum, Pitanga, Canudo-de-pito, Aroeira-pimenteira, Babosa Branca, Peroba Rosa, Leiteiro, Açoita-cavalo, São João, Eritrina-candelabro e Araçá Amarelo.
O plantio ocorre após limpeza no leito e margens do rio, visando melhorar a fluidez da água e reduzir o risco de enchentes. Pedras, árvores, bancos de areia e outros materiais que obstruíam a passagem da água foram removidos. Também foram retiradas árvores com risco de queda e espécies invasoras como a leucina, exótica e invasora ela impede a germinação de árvores nativas e é considerada uma das 100 piores espécies invasoras do mundo.
De acordo com o Secretário Giovani Mineti Fabricio, agora foi criado um bosqueamento, com mudas adequadas ao local e plantadas com respeito à distância de 4x5m. Ainda segundo ele, antes da intervenção as árvores estavam muito próximas umas das outras, o que dificultada a fluidez da água e representava risco à segurança.
O plantio programado pela Semeia é importante, pois devolve árvores nativas às margens do nosso grande Rio Jaú.
Informação: Secom Jaú