Uma matéria publicada pela rede de rádio e televisão pública alemã Deutsche Welle, explica porque as estátuas de homens da antiguidade tem o órgão sexual pequeno.
Tudo começa com a polêmica vivida em uma escola americana em que uma professora de artes foi suspensa por dar uma aula a alunos pré-adolescentes mostrando a eles a conhecida estátua de David, de Michelangelo, em que o personagem é retratado nu. Os pais reclamaram que não foram avisados e que aquilo seria pornografia.
Depois que o assunto apareceu uma outra pergunta: por que o Rei David, retratado na estátua que é do século 16 tem o pênis pequeno? A mesma coisa acontece com outros nus.
O motivo seria o hábito que vem dos gregos de que retratar o órgão sexual masculino grande era algo feio e que denotava que haveria mais preocupação com coisas mundanas do que com o intelecto. Segundo eles, a estátua de nu masculino ideal tinha que ter Peito lustroso, pele clara, ombros largos, língua minúscula, nádegas fortes e piu-piu pequeno. Michelangelo esculpiu David muito tempo depois, mas se inspirou na tradição grega.