Band FM

Poderosos da ciência pedem a suspensão de inteligência artificial

Mundo dominado pelos robôs? Relatos dizem que algumas inteligências artificiais já criaram até vida própria

Por Robson Ramos

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Reprodução/Jornal da Band

Um documento assinado por cerca de mil especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria de tecnologia pede a paralisação imediata, por pelo menos seis meses, de todos os trabalhos de pesquisa e implementação de sistemas de inteligência artificial. O motivo? Existiria risco para a humanidade.

Na carta eles alertam que laboratórios estão numa corrida desenfreada para criar mentes digitais muito poderosas, que nem mesmo seus criadores seriam capazes de controlar.

O objetivo da parada total seria utilizar este tempo para estudar e criar mecanismos de controle mais robustos e protocolos mais rígidos para que a Inteligência Artificial não possa tomar decisões. Eles ainda ressaltam que se estes grupos não se comprometerem, governos devem intervir e proibir os trabalhos.

Toda a discussão surgiu depois do lançamento do GPT-4, que é a versão mais nova do ChatGPT, que é hoje um dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos do mundo. A carta é assinada por empresários como Elon Musk e o atual presidente da Microsoft, Stevie Wozniak, além de professores, pesquisadores e cientistas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.