Band FM

Pesquisadores de Harvard descobrem coquetel que promete reverter envelhecimento

Pílula da juventude? Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram seis coquetéis químicos que prometem reverter” os sinais visuais de envelhecimento

Por Robson Ramos

Pesquisadores de Harvard descobrem coquetel que promete reverter envelhecimento
Foto: Canva

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram um coquetel químico que pode reverter o envelhecimento.

A equipe trabalhou mais de três anos para encontrar moléculas que pudessem se combinar para reverter o envelhecimento celular e rejuvenescer as células humanas. Eles conseguiram identificar seis coquetéis químicos cuja base é a das células do tipo Yamanaka, já utilizadas em tratamentos genéticos anti-envelhecimento. Eles podem “reverter” os sinais visuais de envelhecimento, nas palavras deles, “em menos de uma semana”.

O próximo passo é iniciar os testes clínicos em humanos. A prevê um futuro onde doenças da idade podem ser tratadas com eficácia, lesões podem ser reparadas com mais eficiência e o sonho de rejuvenescer se torna mais real.

Os cientistas afirma que será possível combater o envelhecimento com apenas uma pílula, com aplicações que vão desde a melhoria da visão até o tratamento de inúmeras doenças relacionadas à idade.