Gustavo Mioto sobre saúde mental: "A pessoa acha que é frescura até que precise"

Dono do projeto “MiotoTerapia”, o cantor refletiu sobre a importância de abordar o assunto

Por Hanna Rahal

Em entrevista exclusiva durante o programa Estação Band FM, Gustavo Mioto revelou qual a sua “MiotoTerapia” preferida e, além disso, falou sobre a responsabilidade que é abordar a saúde mental. O artista também compartilhou sua visão e iniciativas para ajudar seu público a lidar com questões emocionais.

A ideia da "MiotoTerapia" surgiu de um hábito recorrente nos shows de Mioto, onde ele reservava um momento para refletir sobre questões amorosas e oferecer conselhos aos fãs. O que começou como uma brincadeira, rapidamente se transformou em uma grande responsabilidade, considerando especialmente os alarmantes dados sobre saúde mental. 

Em 2019, quase um bilhão de pessoas ao redor do mundo, incluindo 14% dos adolescentes, viviam com algum transtorno mental. Pessoas com condições graves de saúde mental têm uma expectativa de vida de 10 a 20 anos menor do que a média, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. "A falta de saúde mental é o mal do século", afirma Mioto. 

Ele acredita que, por ser uma figura pública com uma grande base de fãs jovens, tem a responsabilidade de influenciar positivamente e abordar esse tema de maneira direta. "A pessoa acha que é frescura até que ela realmente precise", reflete.

Ele próprio só passou a entender a profundidade dos problemas de saúde mental quando precisou lidar com eles pessoalmente. "Acho que é uma boa a gente continuar falando sobre isso para que as pessoas não esperem precisar para começar a cuidar da saúde mental", concluiu.

Para Mioto, a terapia pessoal vai além dos consultórios. "Quando estou de folga, a minha terapia é sentar com os amigos em casa, comer algo diferente, jogar e bater papo", revelou o cantor. Esse contato social e os momentos de descontração são essenciais para o seu bem-estar mental. 

A resposta calorosa do público ao projeto "MiotoTerapia" tem sido uma grata surpresa para o cantor. "É muito legal que a galera esteja comprando a ideia do projeto e das coisas que faço e falo", disse ele. "Muitas vezes, eu nem sinto que tenho a dignidade para falar sobre certos temas, mas as pessoas acreditam em mim."

Mais notícias

Carregar mais