Um dos vídeos mais vistos da semana alcançou o sucesso por causa do uso da inteligência artificial. O vídeo é um comercial da montadora Volkswagen que comemora os 70 anos de sua trajetória no Brasil e foi criado pela agência de publicidade chamada AlmapBBDO.
A cantora Maria Rita foi escalada para dirigir um veículo moderno da marca enquanto canta “Como nossos pais”, um dos maiores sucesso da carreira de sua mãe, a cantora Elis Regina, morta há 41 anos, que aparece a partir da metade do vídeo cantando a mesma música, que depois vira um dueto.
A utilização de Elis no comercial só foi possível graças à técnica do Deepfake que permite que bancos de dados da internet sejam usados para recuperar a imagem e a voz de pessoas dando vida virtual a elas. Uma atriz dublê aparece na posição de Elis e tem o rosto fundido com o da cantora gaúcha. A voz é original dela. Elis, um dos maiores nomes da música brasileira, morreu em 1982 aos 36 anos quando Maria Rita tinha penas 4. Em 15 horas, o vídeo foi visto por 150 mil pessoas.