Agroband

Governo adia lançamento do Plano Safra 2024/2025 para 3 de julho

Lançamento aconteceria nesta semana, mas governo ainda diverge sobre valores para agricultura empresarial

Governo adia lançamento do Plano Safra 2024/2025 para 3 de julho
Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (25) o adiamento do lançamento do Plano Safra 2024/2025, que estava previsto para acontecer nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF). A nova data foi confirmada para o dia 3 de julho, no Palácio do Planalto.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que os valores destinados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário já estão definidos. No entanto, os recursos destinados ao Ministério da Agricultura, para a agricultura empresarial, ainda precisam de ajustes antes do anúncio oficial.

O Plano Safra é um dos principais instrumentos de política agrícola no Brasil, oferecendo crédito e apoio técnico aos produtores rurais. O Plano Safra engloba várias áreas, da produção de alimentos até a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica no campo, como linhas de crédito para investimento em irrigação, agricultura de precisão e máquinas.

No último mês o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro afirmou que o Plano Safra 2024/2025 será o maior já anunciado. Os recursos do Plano Safra são divulgados anualmente em junho e podem ser utilizados no ano agrícola a partir de 1º de julho. 

O plano oferece várias linhas de crédito para custeio, comercialização e investimento, disponíveis para pequenos, médios e grandes produtores rurais, conforme a atividade exercida, tamanho da propriedade rural e a renda anual dos produtores.  Fávaro também mencionou que, após o lançamento do Plano Safra, o governo apresentará um plano específico de recuperação para a agropecuária do Rio Grande do Sul e que haverá recursos maiores para investimentos em sustentabilidade.

Mais notícias

Carregar mais