A Vinícola Goés, localizada no interior de São Paulo, vai abrir suas portas para a colheita de uvas sob a luz da lua. A colheita noturna vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho e 02 e 03 de agosto. Com a intenção de celebrar a safra de outono inverno das uvas finas, o programa oferece a degustação rótulos produzidos na vinícola, de variedades Cabernet Sauvignon, Syrah, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Tannat, Malbec, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot e Verdelho.
A Colheita ao Luar começa com a recepção dos visitantes e, após o credenciamento e a entrega de brindes, todos se dirigem a uma sala onde é exibido um vídeo institucional que narra a história da companhia. Em seguida, os participantes embarcam no Wine Bus rumo aos vinhedos. Durante o trajeto, a conversa se anima com as peculiaridades da cidade, enquanto o guia destaca os pontos turísticos até chegar à fazenda.
Ao desembarcarem nos vinhedos, inicia-se a colheita das uvas sob a luz da lua, auxiliados por lanternas. Os visitantes são guiados em um tour pelo interior da vinícola para conhecerem o processo de elaboração da produção do vinho.
A visita ainda pode contar com jantar harmonizado com os vinhos da casa e degustação ao redor da fogueira, com música ao vivo.
Com o aumento do consumo e produção de vinho no Brasil em 2024, uma pesquisa da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) revelou que o consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6% em 2023 em comparação com o ano anterior. O Brasil se destaca como o país da América Latina onde as áreas de vinhedos estão crescendo significativamente, com um aumento de 1,5% na área de plantio, totalizando 83 mil hectares. Isso coloca o Brasil como o terceiro país do mundo em crescimento real de área plantada, atrás apenas da Rússia e da Índia.
"A colheita de inverno tem garantido excelentes produtos. É uma técnica que deu certo para vários tipos de cepas e locais como o Sudeste passaram a produzir vinhos de qualidade. Este ano, a safra promete ser vindoura também", garante Claudio Góes, presidente da Anprovin, Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno e presidente da Vinícola Góes.