A cerimônia de abertura da 47ª Expointer, em Esteio (RS) contou com um tradicional desfile de animais. Equinos, ovinos e bovinos participaram da apresentação e alguns episódios protagonizados pelos animais chamaram a atenção do público: o desfile do cavalo Caramelo, resgatado de um telhado durante as enchentes, e uma briga de gigantes, os touros mais pesados da feira arranjaram uma encrenca!
O desfile começou com o famoso cavalo Caramelo desfilando com pompa e uma capa feita especialmente para ele pelo departamento de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Caramelo mora na Ulbra desde o seu resgate, após ficar 4 dias esperando socorro em um telhado. Lá, se recuperou e continua hospedado.
Mas o desfile de abertura terminou com uma confusão gigante, protagonizada por dois outros ‘bichinhos’: o touro Hudson, de 1,45 tonelada encrencou com o touro Bertolozzo, de 984 quilos.
Hudson é o animal mais pesado em exposição na Expointer. Ele é da raça Limousin, tem cinco anos, e ficou famoso por quebrar seu próprio recorde, de 2023, quando pesava 1,41 tonelada. Já Bertolozzo é um Hereford, de três anos de idade e 984 quilos.
Depois de quase um minuto de encrenca, que colocou mais de cinco homens para trabalhar, Bertolozzo desistiu da confusão e deixou a peleja de lado. Durante a briga, o ministro do desenvolvimento agrário, Paulo Teixeira, discursava: ‘Vamos superar tudo isso’.
(Vídeo: Emerson Alves/AgroUrbano)