Vídeo: Roberto Rodrigues fala sobre o Plano Safra 2023/2024

Professor da FGV e ex-ministro da agricultura concedeu entrevista ao Jornal Gente, da Band, nesta quarta-feira (28)

Da Redação

O Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Roberto Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, nesta quarta-feira (28). Rodrigues comentou sobre o anúncio do Plano Safra 2023/2024 e ressaltou alguns pontos importantes para o setor. "Temos que reduzir a dependência do agro do governo", afirmou. “Não temos que viver na expectativa de o que o governo pode ou não pode fazer”.

Rodrigues destacou que os recursos anunciados, de R$ 364,22 bilhões para a agricultura empresarial, não deve atender toda a demanda do setor, mas o valor é positivo. “O agro sempre demandará mais que isso, mas é um bom valor”. O professor ainda disse que sentiu falta de recursos para o seguro rural. “É preciso dar estabilidade à renda do agricultor”.

Seguro rural e recursos mais vultosos para a comercialização da safra foram dois pontos destacados por ele. “Deveriam ter mais atenção do governo”. 

Nesta quarta-feira (28), o governo federal anunciou o Plano Safra 2023/2024 para a Agricultura Familiar, de R$ 72 bilhões. Rodrigues criticou a separação das pastas da agricultura e do desenvolvimento agrário. “Agricultura é uma, claro que tem que ter separação, mas é preciso focar e investir em temas importantes, dar oportunidades de mercado, de produção e renda para todos os agricultores”.

Mais notícias

Carregar mais