O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi apresentado a parlamentares e deve ser lançado ainda nesta semana pelo governo federal, que promete uma grande obra em cada estado brasileiro nesta terceira edição do programa. A carteira de projetos ainda está sendo fechada, mas o jornalismo da Band teve acesso, com exclusividade, a uma lista de obras que devem ser anunciadas.
Entre as principais obras estão a ferrovia de integração Fiol, Ferrovia Oeste-Leste, que liga Figueirópolis (TO) ao Porto de Ilhéus (BA), o túnel Santos-Guarujá, na baixada santista, a ferrovia Ferrogrão, que liga Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA) e a conclusão da Transnordestina.
A Casa Civil, que coordena o PAC, estima o investimento de R$ 240 bilhões até 2026. Com concessões e parcerias público-privadas, o total pode chegar a R$ 1 trilhão, segundo o governo. Os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha apresentaram as linhas gerais do projeto aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara, Arthur Lira, e aos líderes partidários também.