Valorização do diesel reduz poder de compra dos sojicultores

Com a venda de uma saca de soja, produtor consegue comprar 20 litros de óleo diesel; em agosto, eram 22 litros

Da Redação

Poder de compra do sojucultor em relação ao óleo diesel caiu em setembro
Embrapa Soja

Um levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostra que o preço médio do óleo diesel ficou 12,2% mais caro em setembro de 2023 frente ao mês anterior, mas 9,2% mais barato que em setembro de 2022, considerando a média de quatro praças acompanhadas pelo Cepea: Sorriso (MT), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Passo Fundo (RS). 

Na média destas quatro regiões, o poder de compra do sojicultor frente ao insumo caiu na comparação mensal, tendo em vista que o valor médio da saca de soja ficou praticamente inalterado em setembro frente ao mês anterior, mas 24,2% inferior ao de setembro de 2022.

Cálculos do Cepea mostram que, em setembro de 2023, com a venda de uma saca de soja foi possível adquirir 20,2 litros de diesel, contra 22,7 litros em agosto de 2023 e 24,1 litros em setembro de 2022, ou seja, respectivas pioras de 10,8% e de 16,2% no poder de compra do sojicultor. 

Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do diesel está atrelada à alta do preço do petróleo no mercado mundial – o barril do petróleo WTI se valorizou 9,9% em setembro e 6,1% em um ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.