Urucum movimenta economia no Paraná e é considerado o ouro vermelho

Fruto amazônico começou a ser popularizado na região a partir dos anos 1980 e se adaptou muito bem ao clima mais ameno

Quem planta urucum em Paranacity, cidade localizada na região noroeste do Paraná, está feliz da vida. As condições climáticas somadas aos cuidados no manejo favoreceram a cultura do urucum e o cultivo do fruto já se tornou uma tradição por lá. A região concentra as maiores lavouras do país, com cerca de 600 hectares cultivados e uma produção que pode chegar a 1 milhão de quilos.

O urucuzeiro é de origem amazônica e se adaptou bem nos municípios do noroeste do Paraná, onde foi introduzido na década de 1980. Seus frutos são cápsulas de espinhos maleáveis onde ficam as sementes, cujo pigmento avermelhado é usado na culinária como condimento conhecido como colorau e como corante em diversas indústrias, a exemplo das alimentícias, têxteis, cosméticas, químicas e outras.

O fruto tem demanda agroindustrial e farmacêutica e, na região, é cultivado por agricultores familiares, principalmente. 

O urucuzeiro produz uma vez por ano. A colheita começa em março com algumas produções precoces, tem seu auge em junho e julho e termina em setembro.

Mais notícias

Carregar mais