Unica aponta 231,8 mil hectares de lavouras foram queimados em SP

Plantações de cana-a-de-açúcar foram atingidas pelos incêndios no interior do estado

Incêndio no interior de São Paulo
REUTERS/Joel Silva

Um levantamento realizado pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) junto às usinas localizadas no estado de São Paulo indica que, menos 231,83 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar foram atingidos pelos recentes incêndios registrados no interior do estado. Os dados se referem aos incêndios ocorridos em agosto. As empresas com os números já contabilizados representam mais de 75% da produção paulista de cana-de-açúcar do Brasil.

De acordo com o levantamento, 132,04 mil hectares atingidos pelo fogo são de áreas que ainda seriam colhidas. O restante, 99,79 mil hectares, são de áreas que já haviam sido colhidas ou áreas de cana-planta, que são as lavouras que foram semeadas neste ano para serem colhidas nas próximas safras. 

As regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Carlos foram as mais atingidas pelos incêndios, respondendo por cerca de 90% da área queimada apurada até o momento. Nas regiões de Piracicaba, Araçatuba e Assis o impacto dos incêndios foi menor.

A Unica e suas associadas informaram que colocaram à disposição do Estado de São Paulo toda a estrutura de combate ao fogo já disponível nas usinas. Mais de 1,5 mil caminhões-pipa e cerca de 10 mil colaboradores do setor sucroenergético treinados para combater incêndios continuam atuando sob coordenação do governo estadual.

“Nesse momento, os esforços do setor sucroenergético seguem dedicados à prevenção e combate dos focos de incêndio, com segurança aos colaboradores e colaboração com o Governo do Estado”, destaca o diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.