Uma tromba d'água imensa se formou em uma área rural de Palmares do Sul, cidade que fica distante cerca de 90 quilômetros de Porto Alegre (RS), na tarde de quinta-feira (09/03) e assustou os moradores do município. Segundo meteorologistas, o fenômeno se forma a partir de grandes nuvens de tempestades.
Para que o fenômeno ocorra, correntes de ar quente devem levar bastante umidade para camadas mais altas da atmosfera. Em estações de clima ameno, as correntes de ar quente e úmido que sobem do mar se chocam com o ar frio e seco das camadas elevadas.
A tromba d'água se consolidou na região Norte da Lagoa dos Patos e não avançou para as lavouras da região. Caso isso acontecesse, o fenômeno deixaria de ser classificado como tromba d'água e se tornaria um tornado.
De acordo com informações do MetSul, a tromba ocorreu em uma tarde muito quente no Rio Grande do Sul com umidade suficiente para a formação de nuvens carregadas. A temperatura chegou a 39,5ºC no Oeste gaúcho e a 34,2ºC na região metropolitana de Porto Alegre.