A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica, pelo menos até o próximo domingo (30), áreas de instabilidade, favorecendo a ocorrência de temporais, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e em áreas de São Paulo. Já no centro-leste de Minas Gerais e na área central do Espírito Santo, as condições são favoráveis para a ocorrência de chuvas persistentes entre sábado (29) e segunda-feira (1).
No sábado, a formação de uma área de baixa pressão em médios níveis da atmosfera e seu rápido deslocamento para o litoral paulista vai favorecer o desenvolvimento de áreas de instabilidades e a ocorrência de temporais, com possibilidade de chuva de granizo, em grande parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, também, na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, em São Paulo.
No domingo, o mesmo sistema avança em direção ao continente, mantendo as instabilidades no nordeste e parte do leste de São Paulo e ampliando as áreas com possibilidade de temporais em Minas Gerais. Da mesma forma, o cenário também deve intensificar os temporais no Rio de Janeiro, especialmente na faixa norte do estado.
Na segunda-feira (1), a tendência é que o sistema continue atuando em Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A previsão também indica acumulados significativos de chuva, até 100 milímetros (mm) em 72 horas, para o centro-leste de Minas Gerais e centro-norte do Espírito Santo. A condição de tempo severo (chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo) acende um alerta para toda área mencionada.