Silvio Santos: entenda qual é a diferença entre a gripe suína e a gripe aviária

Vírus que provocam as gripes são da mesma família, mas têm variantes diferentes; não há vacina para a gripe suína e gripe aviária no Brasil

Silvio Santos: entenda qual é a diferença entre a gripe suína e a gripe aviária
Porcos transgênicos serão criados para doação de órgãos
Wenderson Araujo/Trilux

Ma oeee! O apresentador Silvio Santos foi internado nesta quarta-feira (17) em São Paulo, com fortes sintomas de gripe suína, a Influenza A H1N1. Na manhã desta quinta-feira (18), o SBT confirmou a internação do patrão em um comunicado. “O SBT confirma que nosso amado Silvio Santos está com influenza A (H1N1), ele está sendo medicado e no hospital, A família agradece o carinho que todos estão tendo conosco e a gente fica aqui na torcida, já já para mais notícias, Silvio Santos está internado, mas está bem”, disse a apresentadora Michele Barros. 

A gripes suína e a gripe aviária têm se alastrado em todo o mundo, causando sintomas bem parecido nas vítimas e em alguns casos, até mortes, mas de acordo com a Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), apesar de se tratar do vírus Influenza, elas são tipos de gripes diferentes. O vírus que causa a gripe aviária é o H5N1 e suas variações e eles atingem predominantemente as aves e o vírus que provoca a gripe suína, a que infectou Silvio Santos, é da família H1N1 (e pode também ser o H1N2 e o H3N2) e ocasionalmente infectam os seres humanos. 

As autoridades sanitárias afirmam que a gripe aviária é de baixo risco aos humanos, mas nos Estados Unidos, nove pessoas foram contaminadas e um homem morreu no México com a doença. Já a gripe suína é comum ser transmitida aos humanos, geralmente após a exposição direta ou indireta a suínos ou ambientes contaminados. Mas, quando ela é transmitida a pessoas, passa a ser chamada de A(H1N1)v, pois se torna uma variante.

Não existe nenhuma vacina específica para a gripe suína, mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a gripe sazonal, que é administrada anualmente, é capaz de reduzir o adoecimento a partir de infecções pelos vírus que provocam a gripe suína. Para a gripe aviária, existe uma vacina, administrada em duas doses e que foi aprovada pela OMS em abril deste ano, mas apenas a Finlândia anunciou que vai vacinar a sua população contra a doença. 

Mais notícias

Carregar mais