O setor da floricultura deve registrar um incremento de 6% nas vendas de flores e plantas ornamentais neste Dia das Mães (neste ano, comemorado no domingo, 14). A data é a mais importante para o setor e representa 16% das vendas anuais. “É o Natal das flores”.
Neste ano, o segmento investe na variedade para atrair consumidores. “O mercado de flores e plantas é diversificado. Os produtores investem para trazer novidades em variedades e em produtos bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Para se ter uma ideia, estão disponíveis para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
De acordo com Schoenmaker, o setor de flores de corte sofreu um pouco, nas últimas semanas devido às intensas chuvas que atingiram as regiões produtoras (principalmente, Holambra, no interior de São Paulo, e Andradas, em Minas Gerais). Este segmento, segundo ele, já foi amplamente atingido durante a pandemia e agora, a recuperação deve ocorrer somente no Dia dos Namorados, 12 de junho.
Entretanto, o executivo destaca que as vendas antecipadas mostraram que o setor deve mesmo crescer em 2023. “As vendas de produtos voltados para jardinagem estão atravessando um momento muito positivo”, diz.