Saiba por que os javalis são considerados uma das piores pragas da agricultura

Ibama retomou emissão de licenças e manejo de javalis e javaporcos no Brasil em dezembro

Viviane Taguchi

Javalis são considerados pragas em todo o mundo
Reprodução/CNA

Os javalis e os javaporcos são considerados, pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), uma das 100 piores pragas agrícolas e ambientais do mundo. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que retomou a emissão de licenças para a sua caça, manejo e controle de javalis, e em Santa Catarina, uma lei (Lei nº 18.817) foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL) com regras para o controle populacional desses animais através da caça, armadilhas ou métodos aprovados por órgãos ambientais. Entenda por que os javalis e os javaporcos são considerados as piores pragas da agricultura.

Os javalis (sus scrofa) são animais conhecidos por destruir plantações, pisoteando ou escavando a terra em busca de alimentos, prejudicar o acesso da fauna nativa aos recursos naturais e destruir nascentes de rios com o hábito, invadir propriedades como granjas de aves, por exemplo, em busca de comida. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), eles podem, em um dia, destruir 10% de uma lavoura. Javalis podem chegar a pesar 200 quilos, atacam pessoas que vivem na zona rural e ainda podem transmitir doenças como a Peste Suína Africana (PSA). 

Esses animais são originários da região norte da África e sudoeste da Ásia, mas foram ocupando diversas regiões do mundo. No Brasil, eles chegaram através da fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, e são considerados uma espécie exótica invasora. Nos anos 1990, com a popularização da carne de javali e criações do animal para a obtenção de carne, surgiram propriedades dedicadas à criação do animal, mas eles fugiam dos criatórios e passaram a se reproduzir sem controle no Brasil. 

O que é javaporco?

O javaporco é resultado do cruzamento entre um javali e um porco doméstico. As duas espécies compartilham um ancestral comum e geram descendentes férteis. Os javaporcos são ferozes, têm caninos maiores que os do javali e podem pesar mais de 300 quilos. 

Javaporcos andam em bandos (e atacam lavouras e pessoas) em grupos. Eles se multiplicam rapidamente, normalmente perto de lavouras de milho, que são o seu alimento predileto, mas eles também comem ovos, raízes, minhocas e insetos.

Controle ambiental

O controle de javalis e javaporcos no Brasil pelo Ibama começou em 2013, com o abate para controle populacional, mas a venda e a distribuição da carne são proibidas, já que há riscos sanitários como a transmissão de doenças para os seres humanos como a toxoplasmose e a triquinelose, entre outras, e o risco de contaminação em rebanhos comerciais de suínos.

A emissão das autorizações de licença para abate e controle haviam sido suspensas em agosto do ano passado, mas com as superpopulações no campo, entidades do agronegócio, como a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vinham solicitando a retomada das emissões. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.