Saiba como são produzidas batatas em uma fazenda tecnológica; assista à reportagem

“Tá no campo, tá na mesa” vai até Goiás visitar uma fazenda que investe em tecnologias para produzir batatas

A batata é uma das hortaliças mais importantes do Brasil, com uma produção anual de aproximadamente 4 milhões de toneladas. Está na lista das mais consumidas no Brasil (e no mundo). Thaíde, do Melhor da Noite, foi até Cristalina, interior de Goiás, conhecer uma fazenda que investe em biotecnologias de ponta para produzir batatas de qualidade. 

A Agrícola Wehrmann produz batata semente, batata consumo (in natura) e batata para a agroindústria (chips). O Francisco, neto do fundador da empresa, acompanhou Thaíde na visita e contou tudo sobre o processo produtivo, da produção de sementes à mesa. 

O sistema de produção da fazenda utiliza tecnologias modernas que envolvem câmaras frias, sistemas eficientes de irrigação e máquinas de última geração para o plantio, colheita e armazenagem dos produtos. 

Nos laboratórios, os técnicos produzem sementes, que se tornam mudas e vão para o campo. Lá, após o plantio e o desenvolvimento, máquinas pesadas arrancam as batatas da terra e outra máquina, recolhe a carga para levar para a agroindústria da família. 

É lá que as raízes são beneficiadas, higienizadas e preparadas para cada finalidade, até chegar na mesa dos consumidores brasileiros. 

Além de batatas, a fazenda também produz alho, cebolas, cenouras e beterraba.

Mais notícias

Carregar mais