A produção de laranjas na Flórida deve cair nesta safra mais de 16%, aponta o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A previsão do órgão, que ainda não contabilizou os prejuízos provocados pelo furacão Milton no cinturão citrícola da Flórida, deve ser de 15 milhões de caixas, o equivalente a 675 mil toneladas.
A queda em torno de 16% projetada pelo USDA está associada ao avanço do Greening nos pomares norte-americanos.
De acordo com ao departamento, produção total de laranjas nos Estados Unidos deve totalizar 2,62 milhões de toneladas na safra 2024/2025, o que representa uma queda de 5% em relação à temporada anterior.
No Brasil, a produção de laranja no Cinturão Citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) também deve ser menor, em torno de 215,78 milhões de caixas de 40,8 kg. Esse volume, se confirmado, representará uma redução de 16,6 milhões de caixas.
Por aqui, além do avanço do Greening, o clima impacta a citricultura. A incidência da doença na região aumentou para 44,35% dos pomares em 2024, e foi sétimo ano consecutivo de avanço da pior doença da citricultura. Já o clima provocou prejuízo no desenvolvimento dos frutos.
O calor e a secura reduziram o tamanho das laranjas nos pomares. Além disso, as temperaturas elevadas durante o outono e o inverno intensificaram a evapotranspiração, agravando a severidade da seca. As temperaturas mais altas ainda aceleraram a maturação dos frutos, levando a um ritmo de colheita mais rápido. Neste ano, em meados de agosto, cerca de 45% da safra já estava colhida, quando, neste mesmo período a média histórica é de aproximadamente 30% nos pomares da região.
O Cinturão Citrícola concentra as principais e maiores indústrias de suco de laranja e os pomares. A projeção é que a atual safra seja a menor dos últimos 10 anos. A região já chegou a produzir o dobro do volume atual. Na safra 2000/2001, por exemplo, foram produzidas 436 milhões de caixas de laranja no Cinturão. A menor produção da série histórica do setor foi registrada na safra 1988/1989, com 214 milhões de caixas, segundo informações divulgadas pelo Fundecitrus.