O Reino Unido anunciou a suspensão da importação de bovinos, suínos e ovinos originários da Alemanha após o país confirmar um foco de febre aftosa na semana passada. A medida, segundo o governo britânico, visa evitar a disseminação da doença, que é altamente contagiosa entre animais de casco fendido.
Na semana passada, o governo da Alemanha confirmou a ocorrência da febre aftosa, após quatro décadas, em um rebanho de búfalos, na região de Brandemburgo. Três animais do rebanho testaram positivo e todo o plantel da fazenda foi sacrificado. Animais de propriedades rurais próximas ao local do foco também foram sacrificados para evitar a disseminação da doença.
As autoridades alemãs investigam a origem da infecção. Um porta-voz do Instituto Federal de Saúde Animal da Alemanha (FLI) alertou que produtos de origem animal importados ilegalmente de regiões como Oriente Médio, África, partes da Ásia e América do Sul podem representar riscos severos para a agricultura europeia.
A febre aftosa é altamente contagiosa e afeta bovinos, suínos, ovelhas, cabras e outros ruminantes, mas não tem risco para seres humanos.