Protetor solar para plantas reduz queimaduras em folhas e frutos

Embrapa cria protetor solar para plantas, que é aplicado com drones, e evita queimaduras nas árvores; veja outros destaques do Giro Brasil

Resumo

  • Cientistas da Embrapa desenvolveram um protetor solar para plantas chamado Sombryt BR, que protege flores, folhas e frutas de queimaduras e auxilia na adaptação das culturas às mudanças climáticas.
  • O produto, além de servir como protetor, atua como um fertilizante simples baseado em carbonato de cálcio, podendo ser usado em sistemas de cultivo orgânico e convencionais.
  • Em testes nacionais, o protetor solar para plantas mostrou reduzir em até 20% os danos físicos em frutos e aumentar a produtividade de laranjeiras Pera em 12% em diferentes condições de irrigação.
  • O Sombryt BR está pronto para comercialização com uma capacidade de produção inicial de 100 mil litros por ano, visando atender pequenos, médios e grandes produtores agrícolas do Brasil.

Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.

Leia mais

Cientistas da Embrapa desenvolveram um protetor solar para plantas que, aplicado com drones ou pulverizados diretamente sobre elas, pode evitar queimaduras em flores, folhas e frutas e aumenta a resiliência e a adaptação das culturas às mudanças climáticas. O protetor solar já foi testado em plantações de abacaxi, banana, citros, mamão, manga e maracujá.

O protetor solar de plantas também é considerado um tipo de fertilizante simples à base de carbonato de cálcio. Foi projetado para ser aplicado diretamente nas folhas e frutos, adaptando-se tanto aos sistemas de cultivo orgânico quanto aos convencionais. Em testes realizados em todo o País, o protetor reduziu até 20% os danos físicos aos frutos. No caso dos citros, por exemplo, registrou-se também aumento médio de 12% da produtividade de laranjeiras Pera, sob diferentes condições de irrigação.

O produto, que se chama Sombryt BR, está pronto para ser comercializado e processo de produção industrial atenderá às demandas do mercado brasileiro, com capacidade inicial de produção de 100 mil litros por ano. O público-alvo são pequenos, médios e grandes produtores, sem restrições para aplicação nos cultivos em ambientes protegidos.

Estradas Rurais

O Programa Nacional de Estradas Rurai tem como principais objetivos melhorar a infraestrutura rural ao conectar regiões produtoras aos centros consumidores e aos aparelhos logísticos de exportação, além de integrar as estradas vicinais ao Sistema Nacional de Viação, conforme a Lei nº 12.379/2011. O programa também busca ampliar a qualidade de vida no campo, beneficiando diretamente as comunidades rurais.

“Uma boa logísitica é fundamental no processo de produção e fornecimento de alimentos para a população, por isso, o Mapa investe na recuperação de estradas que permitem, não apenas que os alimentos cheguem com qualidade e com melhor preço à mesa das pessoas, mas contribuem substancialmente para a melhoria da qualidade de vida da população rural, melhorando acesso às escolas, unidades de saúde e ao comércio”, destacou o ministro Fávaro.

A execução do programa será coordenada pela Subsecretaria de Orçamento, Planejamento e Administração, vinculada à Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo a portaria, a implementação ocorrerá em parceria com organizações públicas, privadas e internacionais, por meio da aplicação de recursos públicos e avaliações periódicas dos resultados e impactos gerados.

O Proner foi elaborado com base no Modelo Lógico de Políticas Públicas e Programas, uma abordagem que prioriza a eficiência e a efetividade na aplicação de recursos e no alcance de resultados. A Subsecretaria terá a atribuição de editar instruções normativas para definir critérios de priorização no uso de créditos orçamentários e lidar com eventuais restrições de ordem técnica.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.