Os produtores rurais de Mato Grosso doarão R$ 50 milhões para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O dinheiro será retirado do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que é um fundo mantido por produtores rurais do estado para investimentos em infraestrutura. A doação foi proposta na última segunda-feira (6) e aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na quarta-feira (8).
O dinheiro será enviado ao Rio Grande do Sul até sexta-feira (10) e, de acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o recurso também será utilizado em obras de infraestrutura no Estado.
O Rio Grande do Sul é considerado um “Estado Irmão” pelos produtores rurais. Isso porque a maior parte das famílias que atuam no agronegócio na região Centro-Oeste do país são de origem sulista.
O Fethab é uma contribuição destinada a financiar o planejamento, a execução, o acompanhamento e avaliação de obras e serviços de transportes e habitação em todo o território do Estado de Mato Grosso. Os produtores rurais do Estado pagam uma taxa sobre todas as vendas de produtos como soja, milho, algodão, gado, madeira e outros para o fundo. Segundo o governo de Mato Grosso, em 2024, o Fethab deve arrecadar R$ 3 bilhões. A doação ao Rio Grande do Sul representa 1,5% do fundo.