Produção e consumo de espumantes aumentam no fim do ano

Uma boa bebida precisa de uvas de qualidade, que passam por um rigoroso processo de fermentação

As festas de fim de ano estão chegando e a produção e o consumo de espumantes já aumentou 14% no Brasil desde outubro. A maior parte da produção acontece na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul e, por lá, a temporada dos espumantes já começou.

De acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura, os espumanetes doces e moscatéis representam 40% das bebidas produzidas com uvas feitas no Brasil. A produção, que passa por várias etapas até o engarrafamento, “é uma verdadeira obra de arte”. 

A enóloga Vanessa Stefani explica que, para produzir uma boa bebida, é preciso ter uma uva boa. “A gente prensa a uva inteira, escorre o mosto, que fica em um tanque. Depois, esse vinho base é estabilizado, filtrado e então, os espumantes são elaborados”, explica. “O espumante passa por uma segunda fase, onde são acrescentadas leveduras para realizar uma nova fermentação, na garrafa”.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.