O abacate, por muitos anos, foi considerado um vilão da alimentação por ser um alimento calórico. Porém, pesquisas mostraram que ele é um alimento rico e, junto com uma dieta balanceada, faz muito bem ao organismo. Essa descoberta - sem falar no sabor - levam o consumidor brasileiro a consumir cada vez mais a fruta. No campo, a produção também aumentou nos últimos anos.
Segundo dados mais recentes do IBGE sobre a safra da fruta, em 2021 foram produzidas cerca de 300 mil toneladas, entre todas as variedades. A produção brasileira é a 6ª maior do mundo. E todo o país, são cultivados em torno de 18 mil hectares de pomares. São Paulo é o estado que mais produz abacate. Em Bauru (SP), está localizada a maior fazenda do setor. Na safra de 2022, foram produzidas nesta propriedade 5 mil toneladas da fruta.
As variedades mais cultivadas e comercializadas do abacate no Brasil são: Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e o Avocado (Hass). Apesar dessas serem as variedades mais consumidas pelos brasileiros, existem mais de 500 tipos da fruta espalhados pelo mundo.
Qual a diferença entre abacate e avocado?
O avocado caiu no gosto do consumidor, mas você sabe qual é a diferença entre avocado e abacate? O avocado ou hass, é o nome de uma variedade da fruta. É a que tem o menor tamanho, casca rugosa e mais verde. A safra vai de março a setembro de cada ano. Essa é a variedade mais exportada e consumida no mundo todo.
As demais variedades são chamadas de Breda, Fortuna, Geada e têm a casca mais lisa e são maiores. As variedades Margarida e Ouro Verde têm formato arredondado e o Abacate Quintal é o mais popular nos quintais do país.