Produção de uva de mesa cresce no Brasil; assista à reportagem de Agro Band

Somente no Distrito Federal, a produção da uva da variedade Niágara disparou e alta chega a 25%

A maior concentração de uvas rústicas, que inclui as variedades Niágara rosa e branca, ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. No entanto, a produção de uvas de mesa está crescendo em todo o país. A capital federal, Brasília (DF) está se destacando na produção da uva de mesa, que é largamente consumida no país durante as festas de fim de ano.

O clima seco característico da capital federal, com médias de cinco meses bem secos, calor durante o dia e frio durante a noite é um cenário perfeito para a fruta. Nos últimos anos, a produção local cresceu 25% na região.

De acordo com Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira de Fruticultura (Abrafrutas), a uva é uma das culturas agrícolas que mais gera mão-de-obra no campo, em torno de quatro empregos para cada hectare de lavoura. 

No Brasil, a produção de uvas do tipo Niágara alcançou 310 mil toneladas em 2023 e o consumo interno da fruta gira em torno de 255 mil toneladas. O que sobra, é exportado e no ano passado, estas vendas externas geraram uma receita de US$ 178 milhões ao país.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.