Produção de soja no Brasil deve chegar a 152,5 milhões de toneladas

Projeção atual indica queda de 1,4 milhão de toneladas na safra de soja, mas exportações de derivados é estável

Produção de soja em Mato Grosso na safra 2022/2023 deve ser recorde
Divulgação/CNA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a colheita da soja da safra de verão foi oficialmente encerrada no Brasil nesta terça-feira (18) e a colheita do milho de verão está em 88%. 

A safra brasileira de soja deve totalizar uma produção de 152,5 milhões de toneladas, conforme projeção divulgada nesta terça-feira (18) pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O volume é menor que o estimado anteriormente, com 1,4 milhão de toneladas a menos. 

Conforme as análises da instituição, as indústrias brasileiras devem esmagar até 54,5 milhões de toneladas de soja e a produção de farelo de soja deve totalizar 41,7 milhões de toneladas. A produção de óleo de soja deve chegar a 11 milhões de toneladas.

Em abril, o processamento de soja foi de 4,35 milhões de toneladas, uma redução de 0,6% em relação ao mês de março, e alta de 0,6% em comparação com abril de 2023.

Os volumes de exportação continuam estáveis, com 97,8 milhões de toneladas de soja em grão, 21,6 milhões de toneladas de farelo de soja e 1,1 milhão de tonelada de óleo de soja. A projeção de receita com essas vendas para o mercado exterior é de US$ 54,1 bilhões em 2024, estima a Abiove.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.