Produção de carne de suínos no Brasil chega a 5,35 milhões de toneladas

Consumidores brasileiros estão comendo mais carnes de porco e média é de 19 quilos por pessoa

Por Viviane Taguchi

Produção de carne suína chega a 5,35 milhões de toneladas no Brasil
Band

A produção de carne suína no Brasil em 2024 chegará a 5,35 milhões de toneladas, um número 3,8% maior que no ano passado. O país nunca produziu tanta carne suína em um único ano e a tendência, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) é que em 2025 a produção aumente.

De acordo com a instituição, que representa as agroindústrias de proteína animal (frango, suínos e ovos) no Brasil, do total produzido nos frigoríficos, 4 milhões de toneladas de carne suína não foram exportadas e foram distribuídas para todas as regiões brasileiras. O consumo per capita de carnes suínas neste ano é de 19 quilos por habitante.

As exportações de carnes suínas encerrar o ano com 1,35 milhão de toneladas embarcadas, saldo até 9,8% superior ao registrado em 2023, com 1,23 milhão de toneladas.

Para 2025, o setor projeta uma produção de até 5,45 milhões de toneladas (+2%), com disponibilidade interna de 4 milhões de toneladas, o que manterá estável o consumo per capita de 19 quilos. “O consumo interno de carne suína deverá ser influenciado positivamente pela boa competitividade do produto entre as carnes, também influenciado pelos custos de produção que estão bem equilibrados”, ressalta Santin.

Já as exportações devem aumentar 7,4%, com até 1,45 milhão de toneladas enviadas para o exterior. “No mercado externo, existe expectativa de melhora do fluxo para a China, além da habilitação de novas plantas para destinos da América Latina, que se somarão à continuidade da demanda de mercados em pré-listing, como Filipinas e Chile”, diz.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.