Previsão indica que vai chover em Mato Grosso (e muito); confira

Já são mais de 150 dias sem chuvas na principal região produtora de grãos do país; agricultores aguardam chuva para começar plantio

Chvuas podem atingir áreas recém-semeadas com soja
Fernando Dias/Seapi

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) divulgou nesta terça-feira (15) a previsão do tempo para as principais regiões agrícolas do país nos próximos quinze dias. Já nesta semana, deve chover em Mato Grosso, principal região produtora de grãos do Brasil e que não registra precipitações há pelo menos 150 dias. Os agricultores aguardam as chuvas para iniciar o plantio da safra 2024/2025.

De acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover em quase todas as regiões brasileiras nos próximos dias. 

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50,0 mm no noroeste e sudeste do Amazonas e sul do Pará. Pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer nas demais áreas da Região, com exceção do norte, onde a chance de chuva é pequena.

Na Região Nordeste a previsão é de tempo quente e seco em grande parte da Região. No entanto, a partir da terça-feira (15), espera-se um aumento na nebulosidade especialmente no leste da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba, Sergipe, Alagoas, que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas. A partir do dia 16/10, há condições de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no oeste da Bahia e sul de Tocantins.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste há um aumento de nebulosidade, com previsão de pancadas de chuva, que podem ser volumosas, em especial na quinta-feira (17) sobre o Mato Grosso. Essas mudanças estão associadas ao alinhamento da convergência de umidade na porção central do país. A partir do dia 19/10 no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, as chuvas se intensificam com previsão de pancadas de chuva e acumulados acima de 80 mm.

Já na Região Sul, a semana começa com tempestades no oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido a atuação de um cavado na região. Porém, a partir da quinta-feira (17), o sistema se desloca e a região terá condições estáveis. As condições de chuva se intensificam a partir do dia 19 no centro-oeste do Paraná, previsto acumulados acima de 60 mm em algumas áreas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.