Preços da laranja e limão azedam o orçamento do consumidor brasileiro; assista à reportagem

Entenda por que citros como laranja e limão estão tão caros no Brasil

Quem gosta de consumir citros em seu dia-a-dia já percebeu que os preços da laranja e limão estão subindo há alguns meses.  De acordo com o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea/Usp), o preço do limão taiti, por exemplo, teve uma alta de 87,9% em setembro e a laranja, de 16,3%. 

Os motivos para  alta apontam, principalmente, para a estiagem que atingiu a principal região produtora de citros no Brasil, o Cinturão Citrícola, e o Greening, doença que atinge os pomares cítricos.

A laranja é a cultura mais atingida pelo Greening. A doença, provocada por uma bactéria presente em insetos, provoca queda de produtividade até a redução total da produção. Por lei, árvores atingidas pela doença devem ser eliminadas para evitar a proliferação da doença. O Greening está afetando a produção de laranjas no Brasil, reduzindo a sua oferta. Neste ano, com a estiagem, a produção caiu ainda mais e, por isso, os preços dispararam. Nos últimos 12 meses, a laranja ficou 145% mais cara.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.