Agroband

Clima estável provoca aumento de pragas em lavouras brasileiras

A incidência de percevejos nas plantações de soja aumentou 6,3% e nas de milho, alta chega a 10,8%

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Claudio Melo/Embrapa

O Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) divulgou nesta terça-feira (16) os percevejos estão aumentando nas lavouras de soja e milho. O relatório da instituição apontou que o crescimento foi impulsionado pela normalização do clima e pelo aumento de produção de grãos, inclusive com expansão de área, o que favorece o surgimento e o desenvolvimento de pragas. 

Nas lavouras de soja, a incidência de percevejos cresceu 6.3%. No milho, a curva ascendente chegou a 10.8%. A expansão da área cultivada em ambas as culturas ajuda a explicar a recorrência da praga: na soja, expansão de 6.2% de área cultivada; no milho, 3.5%. Até mesmo os produtores de algodão enfrentaram enorme desafio no manejo de insetos na safra 22/23, ainda que a área cultivada tenha expandido apenas 3.8% em relação à safra 21/22. 

A incidência da mosca branca aumentou 3.7% neste período. Já a incidência do bicudo-do-algodoeiro cresceu 17.3%, superando o pico de infestação registrado na safra 19/20. “Estes cenários demonstram a importância das tecnologias de proteção de cultivos para que os agricultores brasileiros sigam aumentando a produtividade, ano após ano, garantindo assim à sociedade, uma oferta crescente por alimentos e fibras”, comenta Júlio Borges Garcia, presidente do Sindiveg. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.