População cresce, mas Brasil ainda tem mais boi que gente

Segundo o IBGE, Brasil tem 212 milhões de habitantes e o rebanho bovino tem 234 milhões de cabeças

População cresce, mas Brasil ainda tem mais boi que gente
Rebanho bovino
Wenderson Araújo/CNA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU) que a população brasileira cresceu 4,68% em 2024 e chegou a 212.583.750 habitantes. O número vale para a população residente no país em 1 de julho. No entanto, mesmo com esse crescimento, o Brasil ainda tem mais boi e galinhas do que gente.

De acordo com o IBGE, o rebanho bovino brasileiro tem em torno de 234 milhões de cabeças de gado e, mesmo com os abates programados para 2024, estimados em 35 milhões de cabeças (para atender a demanda de 11,365 milhões de toneladas de carne), o rebanho ainda cresceria, a uma taxa anual estimada em 18,23%. 

No caso da população humana, o salto no crescimento da população foi de 9,5 milhões de pessoas e os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os mais populosos. Já para o gado, o IBGE aponta que a maior rebanho está em Mato Grosso, com quase 35 milhões de cabeças, Pará e Goiás aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. São Felix do Xingu, no Pará, é a cidade que tem mais bois (quando a contagem é feita por municípios), com 2,5 milhões de cabeças de gado.

De acordo com o IBGE, o Brasil também tem mais galináceos que gente e nesse caso, o número passa muito longe: são 1,6 bilhão de galináceos. Já a população de suínos e cavalos, são menores, com 44,4 milhões de porcos e 5,8 milhões de equinos. 

Mais notícias

Carregar mais