Agroband

Polônia registra foco de doença que faz ave parecer 'exorcista'

Doença de Newcastle foi confirmada em granja na Europa após quase meio século sem ocorrências

Da Redação

Polônia registra foco de doença que faz ave parecer 'exorcista'
Reprodução

Depois de quase meio século, os serviços oficiais de saúde animal da Polônia confirmaram a ocorrência de casos de Doença de Newcastle no país. No início de julho, um caso foi detectado e confirmado em uma granja de aves comerciais e durante o mês, o governo confirmou outros três surtos em granjas do país. A última vez que a Polônia teve casos de doença de Newcastle foi em 1974.

Conforme o governo, todas as aves acometidas pela doença foram sacrificadas. A Doença de Newcastle provoca sintomas similares aos da gripe aviária, mas também podem atingir o sistema nervoso da ave, que retorce os membros e a cabeça. Popularmente, são chamadas de “aves exorcistas”.

No ano passado, no Reino Unido, um surto Doença de Newcastle atingiu pombos urbanos na cidade de Jersey, que ficaram conhecidos como “pombos zumbis”. As granjas comerciais do país não foram afetadas. 

Assim como ocorre com a Influenza Aviária (gripe aviária), a ocorrência da Doença de Newcastle resulta em restrições às exportações. É uma decisão que pode ser adotada pelo país afetado ou pelos importadores. A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) recomenda a regionalização mas, como se vê, a Ucrânia já radicalizou.

A Polônia é a maior produtora  de carne de frango da União Europeia e ocupa o segundo lugar na exportação do produto. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) é, também, o quarto maior exportador mundial de carne de frango.

De acordo com o Ministério da Agricultura da Polônia, o país produziu mais de três milhões de toneladas de carne de frango em 2022, destinando mais da metade dessa produção à exportação – para a própria União Europeia ou terceiros países. Por outro lado, a Ucrânia se coloca como o segundo principal importador de pintos de um dia da Polônia.

Mais notícias

Carregar mais