As regiões produtoras de grãos devem continuar recebendo chuvas nas próximas semanas, conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura. De acordo com o modelo usado pelo instituto, deve chover bastante em regiões de Mato Grosso do Sul, Paraná e também, no Amazonas.
No entanto, o nível dos reservatórios brasileiros ainda está abaixo dos níveis considerados normais e podem comprometer o fornecimento de energia elétrica nos próximos meses. Agro Band mostra como está a situação em cada região.
Para a Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50 mm no centro-oeste do Amazonas, podendo superar os 100 mm em algumas localidades. Acumulados de até 50 mm associados a pancadas de chuva poderão ocorrer no Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Nas demais áreas da região, pode ocorrer chuvas isoladas, com exceção do norte do Pará e parte do Amapá, onde a chance de chuva é pequena.
Na Região Nordeste a previsão é de tempo quente e seco em grande parte da região. No entanto, na quarta-feira (23), há tendência de aumento da nebulosidade, especialmente no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuvas isoladas. Além disto, há condições de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas sobre o litoral da Bahia, com acumulados que podem superar 20 mm, principalmente no Sul deste Estado.
Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas chuvas volumosas, em especial na terça-feira (22), sobre o Goiás e oeste de Minas Gerais. A partir de quinta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical no Sul do país, favorecerá o alinhamento de uma região de convergência, provocando chuvas volumosas e tempestades em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidade também podem provocar chuvas isoladas no sul de Goiás, do Mato Grosso e de Minas Gerais, bem como no Rio de Janeiro, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm.
Na Região Sul, a semana começa com tempo firme em grande parte da Região. Entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical irá favorecer a ocorrência de chuvas na região, que poderão ser localmente fortes até o dia 25. Acumulados acima de 100 mm poderão ocorrer no oeste do Paraná e centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina, enquanto que no oeste e sul do Rio Grande do Sul, esperam-se ventos fortes, que podem variar entre 50 e 70 km/h.