Plantio e consumo de alimentos orgânicos aumenta; veja a reportagem

Em Brasília (DF), produtor que se intoxicou trocou cultivos tradicionais pela agricultura orgânica de hortaliças e queijos

A produção de alimentos orgânicos cresce em todo o mundo, impulsionada pela demanda. Em Brasília (DF), um produtor de orgânicos mostra a produção e conta que trocou a agricultura convencional pela de orgânicos após sofrer uma intoxicação.

Na propriedade, além de hortaliças, também são produzidos queijos orgânicos e ainda há investimentos em cultivos protegidos, para garantir a qualidade de alguns alimentos mais sensíveis ao clima, como o tomate-cereja.

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados. Eles são produzidos através de métodos que respeitam o equilíbrio natural dos ecossistemas e promovem a biodiversidade. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente existem 25 mil produtores rurais de alimentos orgânicos cadastrados no Brasil e a maioria está concentrada nos estados da região sul, como o Rio Grande do Sul e o Paraná. 

Segundo a Organis, os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são banana, batata e alface. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.