A picanha, um dos cortes bovinos mais apreciados entre os amantes de churrasco, recebeu o título de segundo melhor prato do mundo. A votação aconteceu em uma plataforma que avalia comentários e críticas gastronômicas.
A textura, maciez e suculência da carne levaram o público a eleger a carne como uma das melhores do mundo.
Para obter uma boa picanha, o chef Geraldo Ribeiro explica que é preciso fazer uma boa seleção no campo, com animais originados de cruzamentos de raças específicas como Angus ou Hereford
Cada bovino possui duas peças de picanha. Os cortes estão localizados entre o lombo e a coxa traseira do animal. Tecnicamente, a picanha pertence ao grupo muscular do coxão duro.
No entanto, a picanha é uma carne que possui maciez por se encontrar em partes do animal que não exigem tanto esforço. O peso da peça desse corte de carne varia conforme o peso do animal. Bovino mais pesados produzem picanhas mais pesadas.
Cada peça de picanha possui três veias e, da primeira para a segunda, o espaço entre elas é maior. Já da segunda para a terceira, sua distância é menor. Dependendo da origem do animal, as veias podem variar entre uma ponta e outra. A partir da terceira veia, a peça é separada das outras regiões musculares do animal.