Pequi, o ouro do Cerrado, gera renda para pequenos agricultores; veja a reportagem

Região central do Brasil tem pequi em abundância e agricultores colhem o fruto sem precisar plantar

O pequi é o fruto do pequizeiro, uma árvore nativa do Cerrado brasileiro, amplamente reconhecido por sua casca verde e polpa amarela rica em óleo, que envolve um caroço repleto de espinhos finos, o que exige cuidado ao consumi-lo. O fruto é tão tradicional na região central do Brasil que pequenos agricultores familiares conseguem obter renda com ele sem precisar plantar uma lavoura!

O Melhor da Noite, da Band, foi até Mirabela, em Minas Gerais, mostrar como um grupo de pequenos agricultores familiares trabalha com o pequi e produz delícias. O reporter Juliano Dip mostra, no Tá no campo, tá na mesa, como preparar o famoso arroz com pequi.

No Brasil, o estado de Goiás é o maior produtor nacional de pequi, mas a fruta ocorre naturalmente em toda a região central. A safra do pequi, o “ouro do cerrado”, começa em outubro e vai até janeiro.

Veja alguns benefícios do pequi:

  • O pequi tem o dobro de vitamina C da laranja.
  • O fruto é antioxidante, o que ameniza o envelhecimento da pele, e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
  • A polpa é uma das melhores fontes naturais de vitaminas A, E, B1 e B2 que são boas para a visão, para o desenvolvimento dos ossos e do sistema nervoso e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • A semente é processada para extração de óleos, que têm ação anti-inflamatória e são muito utilizados na indústria de cosméticos.
  • O pequi tem muita fibra, o que auxilia na digestão e na eliminação do excesso de colesterol “ruim”, beneficiando a saúde cardíaca.

Mais notícias

Carregar mais