Pamonha gigante viraliza e conquista os goianos; veja a reportagem

Por lei, a pamonha é um patrimônio cultural imaterial de Goiás e agora, ganha versão gigante

A importância da pamonha em Goiás vai além do paladar, o quitute, feito de milho, é um patrimônio cultura do estado. Em dezembro de 2022, o prato foi declarado patrimônio cultural imaterial goiano pelo governador Ronaldo Caiado. Em Goiás, a pamonha tem uma enorme relevância histórica e social , que tem suas raízes na cultura indígena e foi influenciada pela culinária portuguesa. Mas agora, a novidade é que, nas redes sociais, uma pamonha gigante, três vezes maior que o tamanho tradicional, está mexendo com os goianos.

A super pamonha, que pesa mais de um quilo, viralizou nas redes sociais e os goianos estão percorrendo lanchonetes e resturantes da cidade atrás da novidade. Os comerciantes apostam na criatividade para criar novos formatos ao quitute e apresentam, também, outras delícias feitas a partir do milho. O Agro Band foi até Goiânia, a capital de Goiás, conferir esta história.

Atualmente, Goiás conta com mais de 11 mil pamonharias, com Goiânia abrigando cerca de 3.175 desses estabelecimentos. Além da tradicional pamonha, que no resto do país é conhecida apenas como doce ou salgada, por lá, tem receitas especiais e combinações inusitadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.