Ovos caipira: Agro Band mostra como a produção de ovos caipira cresce em Goiás

Produtores apostam em sistemas cage-free para atender a demanda do mercado consumidor

O ovo caipira é um alimento completo, rico em fibras e minerais, e uma grande fonte de proteínas. Para ser considerado caipira, o ovo deve ser produzido por galinhas de linhagens específicas, criadas livremente e soltas, e alimentadas exclusivamente com vegetais. Por tantas características positivas, a demanda por estes produtos tem aumentado consideravelmente no Brasil.

Em Goiás, uma família de produtores rurais resolveu apostar na criação de galinhas cage-free (livres de gaiolas) para obter ovos caipiras de qualidade. As galinhas, de várias raças, vivem soltas no pasto. Mas nem sempre a produção teve sucesso. “Buscamos assistência para evitar os prejuízos que tínhamos”, conta Alcione Curado, produtora rural.

Após a assistência técnica rural recebida, Alcione e a família mudaram totalmente o manejo e a produção que já era saudável ficou ainda mais sustentável, já que segundo Kariny Moreira, do Senar, a qualidade nutricional dos ovos está diretamente ligada ao manejo adotado na propriedade, protocolos sanitários e ambientais específicos.

Entre as principais mudanças adotadas pela família Curado estão a alimentação das galinhas, água à vontade, cama nos galinheiros, para dar mais conforto sanitário e até evitar calos nos pés das aves, luzes para aquecer e ninhos sustentáveis.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.