Uma operação de fiscalização sanitária apreendeu, em Coqueiro do Sul, cidade localizada na região Norte do Rio Grande do Sul, 7,5 mil litros de leite e quase 380 quilos de alimentos estragados. Os itens foram encontrados em três mercados e uma empresa de laticínios, foram inutilizados e os estabelecimentos, autuados. A apreensão aconteceu na tarde de quarta-feira (22).
De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, os principais problemas encontrados nos mercados fiscalizados foram 376,4 quilos de alimentos com a validade vencida, sem procedência, armazenados de forma inadequada e fora da temperatura indicada. Outros produtos irregulares, como álcool de venda proibida em mercados foram apreendidos.
Na empresa de laticínios, dentre os 7,5 mil litros de leite descartados, pelo menos 486 litros estavam fraudados com adição de água. Outras amostra foram enviadas para análise laboratorial, pois também apresentam indícios de terem sido fraudadas. Há, ainda, registros de intimidação contra o fiscal da Secretaria Estadual da Agricultura por parte da empresa. Haverá desdobramentos na esfera cível e será instaurado inquérito policial. O nome da empresa e dos mercados não foi revelado.
A ação contou com apoio de Polícia Civil, Brigada Militar, secretarias estaduais da Saúde e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, além da Vigilância Sanitária Municipal de Coqueiros do Sul.