
Resumo
- A nova onda de calor no Brasil começará em 28 de fevereiro e se estenderá até 5 de março, coincidindo com o feriado de Carnaval, afetando principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Rio Grande do Sul pode experimentar fortes chuvas.
- Este fenômeno climático é causado por um sistema de alta pressão em médios níveis atmosféricos, resultando em temperaturas de 5ºC a 7ºC acima da média de março em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, parte de Goiás e Mato Grosso do Sul.
- A colheita de soja já começou no Rio Grande do Sul, com 1% da área plantada já colhida. A Emater/RS reportou que as lavouras estão nas fases finais do ciclo, com a maior parte em enchimento de grãos.
- Devido à estiagem no Rio Grande do Sul, a produtividade da soja está abaixo das estimativas iniciais, com uma nova projeção de rendimento a ser anunciada em 11 de março durante a 25ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque (RS).
- Esta é a quinta onda de calor registrada no Brasil em 2025, com três ondas anteriores afetando principalmente o Sul e uma afetando o Sudeste e Centro-Oeste, demonstrando um padrão de temperaturas extremas mais frequentes na região Centro-Sul do país.
Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.
Uma nova onda de calor vai atingir o Brasil a partir desta sexta-feira (28) com duração até o dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, ou seja, deve atingir o país durnte todo o período do feriado de Carnaval. O calor deve ser extremo, provocado por um sistema de alta pressão em médios níveis na atmosfera, intensificando as temperaturas, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste. No entanto, pode chover forte no Rio Grande do Sul, região onde os produtores começaram a colheita da soja.
De acordo com a Emater/RS, a colheita começou no estado oficialmente nesta quinta-feira (27), avançou 1% sobre a área plantada. Em um comunicado, a Emater informou queas lavouras soja estão nas fases finais do ciclo. No momento, o estágio de enchimento de grãos é predominante (56%), e 12% das lavouras estão em maturação, 25% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.
Diante dos impactos estiagem no estado, a Emater indicou que a produtividade é menor que a estimada inicialmente, de 3.179 quilos por hectare. Uma nova projeção sobre o rendimento será divulgada na 25ª Expodireto Cotrijal, no dia 11 de março, em Não-Me-Toque (RS).
A onda de calor fará com que estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul marquem temperaturas de 5ºC a 7ºC mais quentes em relação à média de março. Em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, devem registrar aumento nos termômetros de 3ºC a 5ºC.
Esta é considerada a quinta onda de calor registrada no país ainda em 2025. Três delas atingiram o Sul e uma o Sudeste e o Centro-Oeste. A quinta está prevista para atingir Centro-Sul.