O cacau é a matéria-prima do chocolate e ganha cada vez mais espaço na região Oeste da Bahia. Por lá, os produtores rurais estão apostando em cultivos a pleno sol para recuperar áreas de pastagens degradadas e a boa notícia é que, mesmo neste tipo de cultivo, as produtividades obtidas por eles são altas.
Para isso, a tecnologia foi fundamental, com o desenvolvimento de mudas de cacau para serem consorciadas com o capim braquiária. Essa integração permite que, mesmo em períodos de seca, as plantas produzam plenamente. Além disso, a irrigação ajuda a lavoura a manter-se produtiva durante todo o ano.
A estiagem é justamente o maior problema da produção mundial de cacau, já que em países que são grandes produtores da fruta, a produção vem caindo. A produção mundial de cacau gira em torno de 5 milhões de toneladas por ano. O Brasil já foi um dos maiores líderes na produção, mas hoje quem lidera é a Costa do Marfim, na África, com 2,2 milhões de toneladas.
As tecnologias empregadas no cultivo de cacau da Bahia podem fazer com que o Brasil recupere a sua posição de maior produtor mundial de cacau.
E mais, com o cacau do oeste da Bahia, o setor da agroindústria de chocolates também ganha fôlego no Brasil, com a produção de chocolates finos ganhando fama. Veja na reportagem.