O que é o vazio sanitário da soja e quando ele começa no Brasil?

O vazio sanitário da soja é um período de 90 dias em que o produtor não pode plantar ou manter plantações

Da Redação

Lavoura de soja atingida pela doença fúngica ferrugem asiática
Pedro Singer/Embrapa Soja

O vazio sanitário da soja 2023 vai começar neste sábado (10) em algumas regiões produtoras de soja. Nenhum agricultor pode plantar novas lavouras ou manter plantas vivas de soja no campo, sob o risco de ser multado, durante o vazio. Mas afinal, o que é vazio sanitário da soja, quando ele começa e pra quê serve?

O vazio sanitário da soja é um período de 90 dias fica proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e consequentemente reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

Vazio sanitário da soja pelo Brasil

Todos os estados devem seguir a determinação da Portaria Nº 781 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em relação ao vazio sanitário da soja. No fim do período, o plantio de novas lavouras fica liberado.

No Paraná e em Rondônia, o vazio sanitário da soja começa dia 10 de junho e termina em 10 de setembro. No dia 15 de junho, o vazio sanitário começa em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará, até o dia 15 de setembro. No dia 22 de junho, o vazio sanitário da soja tem início no Acre e em Santa Catarina e vai até o dia 22 de setembro. Em Goiás, o período vai de 27 de junho a 27 de setembro.

Já nas regiões de Tocantins, partes do Piauí, Minas Gerais e Distrito Federal, o vazio vai de 1 de julho até 30 de setembro e no Rio Grande do Sul, que é grande produtor de soja, começa dia 13 de julho e termina no dia 10 de outubro. 

Em alguns estados como o Maranhão e Piauí, há três períodos diferentes para início do vazio e eles vão de 3 de julho a 30 de setembro, 3 de agosto a 31 de outubro e 2 de setembro até 30 de novembro. 

Já em estados do Nordeste, o período do vazio sanitário da soja difere bastante e vai de 3 de novembro a 31 de janeiro no Ceará e 1º de janeiro a 1º de abril em Alagoas. Na região Norte, em Amapá, o período é de 1 de dezembro a 28 de fevereiro e em Roraima, 19 de dezembro a 18 de março.

O que é ferrugem asiática da soja?

A ferrugem-asiática é uma doença que traz grandes preocupações aos produtores de soja, e ela pode provocar perdas totais na ausência de controle. Ela é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, surgiu na Ásia e espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil na safra 2001/2002, no Paraná. 

O fungo se torna resistente a cada ocorrência em lavouras, por isso, não basta apenas aplicar o fungicida e o mais recomendado é prevenir a ocorrência da doença, reduzindo os focos de infestação.

Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Renato Rezende Young Blood, é importante que todos os agricultores adotem esse cuidado em suas propriedades. “A prática do vazio sanitário da soja beneficia o agricultor, que terá essa doença cada vez mais tarde necessitando menos aplicações de fungicidas, além de auxiliar na manutenção da eficácia desses produtos para o controle da ferrugem”, disse.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.