Agroband

O maior rebanho: Brasil tem mais boi do que gente ou pets?

Número de bois supera o de cachorros, gatos, ovinos, equinos e até de gente!

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Wenderson Araújo/CNA

O Brasil é um país de vocação agropecuária: está entre os cinco maiores produtores de alimentos do mundo, é líder na produção de soja e café, e ainda, na produção de carne e leite. Agora, a dúvida: será que tem mais boi do que gente no Brasil?

A resposta é sim. O rebanho bovino brasileiro superou o número de pessoas no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho bovino hoje é de 225 milhões de cabeças, enquanto a população é de 203 milhões em 2024. 

O rebanho é composto por todos os animais bovinos, seja para a produção de carnes ou leite, reprodutores, animais de rodeio, exposições ou lazer, criados em sistemas extensivos, semi-intensivos e intensivos. O estado de Mato Grosso é que possui o maior rebanho bovino do Brasil, com 35 milhões de cabeças.

E os pets? Quando a comparação é feita com o número de pets convencionais (cães e gatos) o rebanho bovino ainda sai na frente: de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil (IPB), existem no país 160,9 milhões de pets, mas os convencionais somam em torno de 54 milhões de cachorros e 24 milhões de gatos. 

Cavalos e ovinos

Outros tradicionais animais de criação são os equinos e ovinos. No entanto, estes rebanhos ainda são menores que o bovino. De acordo com dados do IBGE de 2022, os mais recentes, o plantel de cavalos brasileiros é de 5,8 milhões de animais. A maior parte dos cavalos está em Minas Gerais (804 mil animais).

Já entre os ovinos, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), existem em torno de 20 milhões de ovinos no Brasil. Estes rebanhos se concentram na região nordeste, com destaque para a Bahia (4,5 milhões de ovinos) e o Rio Grande do Sul. A diferença está nas raças. Na região Nordeste, criam-se ovinos com aptidão para secas e calor, para a produção de carne e leite. Na região sul, criam-se raças de ovinos com aptidão para a produção de lã e de leite.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.