Melhoramento genético do camarão anima produtores na região Nordeste; assista em Agro Band

Carnicicultura ganha impulso com investimentos em tecnologia e inovação; Ceará é destaque na produção

Pratos preparados com camarões são uma paixão nacional, mas até chegar à mesa, o camarão passa por um longo processo, que começa nos viveiros, passa pelo beneficiamento até chegar ao consumidor. 

A prática de criar camarão em cativeiro, também conhecida como carcinicultura, é uma atividade muito difundida no território brasileiro, especialmente no Nordeste, região responsável por 90% de todo o camarão produzido no Brasil. A atividade é praticada, principalmente, por pequenos e micro produtores rurais.

Os estados do Ceará e Rio Grande do Norte lideram na carnicicultura. Só no Ceará estão oito dos 10 maiores municípios produtores de camarão no Brasil e no ano passado, produziu 61,3 mil toneladas.

A produção de camarão criado em cativeiro no Brasil, em 2023, totalizou 113,3 mil toneladas e foi 5,9% maior em comparação ao ano anterior. Desse total, a região Nordeste foi responsável por 99,6% da produção. 

Agora, investimentos em inovações, como o melhoramento genético do camarão devem incremetar ainda mais a produção no Brasil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.